Shukto: o ensopado da Índia que ajuda na imunidade

Credito: Youtube

Quer conhecer um prato exótico e excelente para a imunidade? Conheça o Shukto. É uma receita nascida no estado de Bengala Ocidental, no Leste da Índia. Trata-se de um ensopado, ou um caldo vegetariano, que leva berinjela, cenoura, batata doce, karela (abóbara amarga), entre outros ingredientes. Um toque final é a manteiga de garrafa.  

Um workshop online será realizado pela indiana Chaitali Chatterjee, nascida em Kolkata (antiga Calcutá) e radicada no Brasil desde 2014, a partir das 10h30 deste sábado, 9 de maio (veja mais detalhes sobre como assistir o workshop no fim desta matéria). Chaitali vai mostrar o passo a passo desse poderoso ensopado. O workshop será promovido pela ONG Migraflix, cujo objetivo é o de integrar imigrantes e refugiados social e economicamente.

Esse ensopado sintetiza o estilo e o método de preparo da culinária Bengalesa e é muito comum servi-lo como entrada no almoço. Além de conhecer os sabores complexos deste prato, que ajuda a fortalecer a imunidade, o workshop online vai levar o público a uma viagem pela riqueza da cultura gastronômica indiana, mas especialmente do estado de Bengala Ocidental.

É importante ressaltar que a Índia tem várias culinárias, bastante distintas umas das outras. E o estado de Bengala Ocidental é conhecido por suas peculiaridades e segredos regionais gastronômicos, como o uso frequente do óleo de mostarda, de sementes de mostarda, entre outros ingredientes.

O livro de Chaitali, “Gastronomia da América
Latina”, em língua bengalesa

Chaitali, que aprendeu a cozinhar desde pequena, e logo assimilou a importância dos alimentos para a saúde do corpo e da alma, conta que esse caldo sempre foi associado à imunidade.“Minha tia fazia essa sopa pra mim, muito boa para quando você fica doente”, lembra ela. “Os bengaleses estão comendo bastante este prato hoje em dia, por conta da necessidade de aumentar a imunidade”, disse Chaitali.

Bengala Ocidental é muito conhecido na Índia pelos seus doces, mas esse prato popular é um pouco amargo, embora tenha ao mesmo tempo um toque levemente doce. “É um ensopado muito bom porque é leve, e você pode servir arroz como acompanhamento”, diz.

Chaitali, que já participou de vários workshops de  gastronomia e dá aulas de inglês em São Paulo, conta que a gastronomia bengalesa é menos apimentada no que no resto da Índia.  Ela também fez um curso de seis meses promovido pelo Migraflix que ensinou imigrantes a abrir o seu próprio negócio gastronômico.

Ela veio para o Brasil em 2014 com o marido indiano, um acadêmico na área de Física. Das suas experiências de viagem pelo Brasil e pela América do Sul, Chaitali publicou em 2018 o primeiro livro em língua bengalesa sobre a culinária da região: “Gastronomia da América Latina”, obra que participou da famosa Feira Literária de Kolkata.

— Equipe Beco da Índia

Para saber mais detalhes sobre esse workshop online, cuja contribuição pedida é de R$ 49, acesse este link

A Migraflix também tem um email de contato: support@migraflix.com. Um link do aplicativo do Zoom será enviado aos interessados.

Seja o primeiro a comentar em "Shukto: o ensopado da Índia que ajuda na imunidade"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*