TV BRICS homenageia Abdul Karam com exibição de “Sonhos”, filme sobre o brilhante cientista que tornou-se o mais carismático presidente da Índia

Credito: Wikipedia

Nos últimos dias de julho, a mídia social indiana ficou mais agitada com homenagens a Abdul Kalam, 11º presidente do país (entre 2002 e 2007), o mais carismático de todos. Ele foi um grande cientista que atuou no programa espacial antes de assumir o cargo político. O chefe de Estado da Índia, que morreu em 27 julho de 2015, tornou-se um símbolo de sabedoria e humildade.

Uma das muitas homenagens foi promovida pela TV BRICS (sediada na Rússia), parceira do BECO DA ÍNDIA,  que exibiu no dia 27 o filme “Dreams” (“Sonhos”), um curta sobre Abdul Kalam originalmente rodado na língua tamil falada no estado indiano de Tamil Nadu, no Sul da Índia.

O filme  – dublado em russo  pela Companhia Omsk de Televisão — foi mostrado ainda no canal russo “Prodvizhenie”, que também tem parceria com a TV BRICS.

Credito: Flickr

O protagonista do curta, dirigido Athitya Kanagarajan,  é um menino de uma escola primária de Tamil Nadu que, assim como Abdul Kalam, trabalha como entregar de jornais para ajudar a sua família. Ele escrevera uma carta para Abdul Kalam e surpreendentemente recebe sua resposta, avisando que visitaria o seu colégio. Todos se preparam para a visita ilustre, mas o presidente morre, para profunda tristeza do garoto.

O filme estreou no “Dallas Fort Worth South Asian Film Festival”, nos Estados Unidos, em 2009, e foi uma das obras exibidas no “Playbutton International film festival”, em Chennai (capital de Tamil Nadu), em março deste ano, realizado com apoio da TV BRICS.

Abdul Kalam, nascido em uma família simples da cidade costeira de Rameswaram (Tamil Nadu), foi um cientista especializado em engenharia aeroespacial. O estudo e a paixão pela ciência acabou levando-o a ser um dos maiores contribuidores do desenvolvimento dos programas de satélites e de mísseis do país. Nascido em uma família muçulmana, Abdul Kalam é tido também como exemplo do multiculturalismo da Índia.

Equipe Beco da Índia

 Veja o filme aqui, de 10 minutos, no canal da TV BRICS:

Seja o primeiro a comentar em "TV BRICS homenageia Abdul Karam com exibição de “Sonhos”, filme sobre o brilhante cientista que tornou-se o mais carismático presidente da Índia"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*