Unidos, nós lutamos: a música sobre resiliência que a Índia canta para o mundo na batalha contra o Covid-19

Credito: Flickr

O mundo é uma família. Há milhares de anos os indianos sabem disso. O lema “Vasudhaiva Kutumbaram” (“o mundo é uma família”) é parte de um verso do Upanishad, antigos textos espirituais e de ensinamento em Sânscrito, e está exposto na entrada do Parlamento da Índia, em Nova Delhi. Com base nesse ideal, o Conselho Indiano para Relações Culturais (Indian Council for Cultural Relations – ICCR) divulgou, na terça, 12 de maio, o vídeo “Unidos, nós lutamos” (“United we fight”), com cantores, compositores, e músicos de várias regiões da Índia. Eles cantam e tocam, de suas casas, a música “Unidos, nós lutaremos”.

A letra é em inglês, mas é misturada com notas e batidas da música clássica indiana, divulgando a essência do lema “Vasudhaiva Kutumbaram”: esperança, resiliência, espírito de luta, e união de todo o coletivo contra o novo coronavírus. Trata-se de uma homenagem do ICCR a todos os “bravos guerreiros contra o Covid 19 no mundo todo, aqueles que arriscam suas vidas para proteger as nossas”. É uma homenagem também aos artistas e a todos os indivíduos anônimos que ajudam seus vizinhos e estranhos.

O ICCR – uma organização autônoma ligada ao Ministério das Relações Exteriores da Índia e que promove o estreitamento das relações culturais com outros países — divulgou uma mensagem afirmando que o vírus tem um forte impacto sobre a humanidade, cruzando todas as fronteiras físicas e sociais, de nações, castas, classes, cores e religiões. “Mas unidos nós enfrentamos, ajudando, compartilhando conhecimento, cooperando uns com os outros”, diz a mensagem.

Veja aqui o vídeo “Unidos nós lutamos”, de 3 minutos e 32 segundos, divulgado pelo ICCR:

O ICCR, que tem uma representação em São Paulo, pede ainda que as pessoas acendam uma vela, agradeçam os trabalhadores da saúde que estão nas trincheiras, doem aos necessitados, cuidem dos idosos, e quem puder, se voluntariem.

“Milhões viram a sua dor\ em todas as nações \um medo tão forte \mesmo assim, a vida vai continuar \ unidos, nós nos manteremos firmes na luta \ Lave suas mãos, esteja seguro\ distância social nos protege\ apesar de as fronteiras estarem fechadas\ nossos corações revelam\ que precisamos levar adiante a liberdade e a força\ tenha um pensamento elevado \ enquanto cantamos para todas as pessoas \ em uma esperança coletiva \nós não estamos sozinhos\nós voamos com as asas de águia\e tocamos o céu\nós voamos tão alto\ que tocamos o céu\ nós pedimos por sua graça\ proteja a raça humana \nós conquistamos tudo \nós vamos superar\ nós vamos alcançar o sol\ nós vamos lutar como um só\ unidos, nós lutamos.

A música foi escrita e composta por Joe Alvares. Os cantores são Usha Uthup, Salim Merchant, Shefadi Alvares Rashid, Benny Dayal, Sonam Kalra, Chandan Bala Kalyaan, Joe Alvares, Salome e Samira. Os músicos são Tubby, Pandit Ravi Chari, Pandit Rakesh Chaurasiya e Ustad Faisal Qureshi.

— Equipe Beco da Índia

1 comentário em "Unidos, nós lutamos: a música sobre resiliência que a Índia canta para o mundo na batalha contra o Covid-19"

  1. A chamada à união, à solidariedade nos impulsiona para frente e para cima, transmite ânimo, coragem sem nos subtrair a alegria. Um belo trabalho. Parabéns!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*