Você quer viajar para a Índia? Saiba aqui quando

O Taj Mahal em Agra. Crédito: Florencia Costa

A informação mais importante para quem quer visitar a Índia é quando ir. As temperaturas nas partes mais turísticas do país podem pegar fogo durante o verão. O passeio pode ser estragado pelas chuvas ininterruptas das monções. E em algumas partes do país, como na região da Cordilheira dos Himalaias, o excesso de neve bloqueia estradas. A Índia tem de tudo: deserto, neve e praias. No geral, o ideal é ir na alta temporada, ou seja, a partir de outubro até abril.

O verão indiano é famoso por ser castigante no Triângulo Dourado: Delhi-Agra-Jaipur, o trecho mais visitado pelo turista de primeira viagem. Essas três cidades ficam no Norte do país e amargam temperaturas capazes de fritar o cérebro de qualquer um, acima de 45 graus Celsius, em maio e junho.

Jaipur, por exemplo, capital do estado do Rajastão, é bastante quente no verão, com temperaturas que se aproximam dos 50 graus Celsius. O melhor período para se visitar o Rajastão, pérola do turismo indiano, incrustrado no Deserto de Thar, é a partir de outubro até no máximo abril.

Agra, onde fica o Taj Mahal, é também melhor aproveitada durante este período. O mesmo se pode dizer da capital indiana, Délhi, onde geralmente o turista desembarca. Mesmo o Sul e o Centro da Índia são afetados pelo calor impiedoso. Por isso mesmo a baixa estação turística na Índia é durante essa estação.

Mas tudo depende, é claro, da região que a pessoa vai visitar. Se for para áreas menos visitadas pelo turista iniciante, como as regiões montanhosas dos Himalaias, por exemplo, o inverso será duro de enfrentar. Aí sim, o verão seria a estação ideal. Nessa época do ano os indianos costumam fugir para as cidades montanhosas para fugir do calor, exatamente como faziam os britânicos durante o período da colonização. 

Há quem goste do frio e da neve e queira esquiar na Índia: no inverno, as montanhas são espetaculares. Mas é preciso pesquisar quais áreas não estão isoladas devido ao acúmulo da neve em estradas. Já o sul do país quase não tem inverno.

Deve-se evitar também o período das monções, entre julho, agosto e setembro. As chuvas incessantes podem estragar o passeio em várias cidades indianas, como Mumbai, por exemplo, que sofre bastante com enchentes. Ou seja, a regra de ouro antes de ir para a Índia é pesquisar bem quando ir para evitar temperaturas extremas, levando-se em consideração o seu destino dentro do país.

Equipe Beco da Índia

Seja o primeiro a comentar em "Você quer viajar para a Índia? Saiba aqui quando"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*