Você sabe qual é a conexão entre as famosas samosas indianas e a eleição nos Estados Unidos?

Credito: Samosa & Company restaurante, Sao Paulo

As samosas, os pasteis indianos, são tão famosas fora da Índia que serviram para apelidar os parlamentares de origem indiana que ocupam cadeiras na Câmara e concorreram novamente nas eleições deste ano. Os quatro parlamentares de origem indiana foram reeleitos, todos do Partido Democrata. Eles foram chamados de “Caucus Samosa”, ou seja, “Grupo da Samosa”.

A samosa, esse triângulo crocante transformou-se num símbolo dos indianos por ser tão popular. Elas samosas são servidas como entradas ou como lanche no final da tarde, acompanhadas de chai, o chá preto misturado com leite e especiarias. Muitas vezes a samosa é comparada ao nosso pastel, mas as especiarias dos recheios a tornam muito peculiar.

Saiba mais sobre o chai

O mais comum na Índia é encontrar samosa recheada de batata, com ervilha e especiarias. As samosas são servidas sempre acompanhadas de chutneys ( molhos) de hortelã, ou de tamarindo.

A origem desse salgado é medieval e o nome samosa vem do persa “sambosag”. Receitas dessa delícia podem ser encontradas em livros árabes do século 10 a 13. Amir Khusro (1253-1325), poeta da corte real do sultanato de Delhi já se referia às samosas. Elas foram introduzidas na Índia no subcontinente indiano  por comerciantes da Ásia Central.

Leia mais sobre uma série da Netflix que mostra a culinária indiana

Hoje há várias versões: podem ser vegetarianas ou não. Além das samosas de batatas, pode-se encontrar na Índia as samosas de couve-flor, de paneer (um tipo de ricota indiana) ou de frango.

Veja este vídeo que mostra como preparar samosas

— Equipe Beco da Índia

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*