Você sabia que o Taj Mahal tem um irmão neo-gótico?

Mahabat Maqbara, em Junagadh (Gujarat). Crédito: Wikipedia

O mausoléu Mahabat ka Maqbara fica na cidade e Junagadh, no estado do Gujarat, Oeste da Índia

O  Taj Mahal tem um irmão neo-gótico e ele se chama Mahabat ka Maqbara. Assim como o famoso Taj Mahal da cidade de Agra, o local mais visitado na Índia, o Mahabat ka Maqbara é um mausoléu. O monumento foi construído em 1892, mais de dois séculos depois do mausoléu erguido pelo imperador mogól Shah Jahan para sua amada esposa Mumtaz Mahal.

Leia aqui essa matéria sobre alguns segredos do Taj Mahal.

O Taj Gótico está localizado na cidade Junagadh, no estado do Gujarat, no Oeste d Índia. É de cair o queixo a mistura arquitetônica de estilos neo-gótico e indo-islâmico. O neo-gótico  era um estilo  desenvolvido na Europa que buscava reviver formas medievais.

Detalhe do minarete do Mahabat Maqbara. Crédito: GujaratOrbit

Esse exótico mausoléu foi construído para abrigar o corpo do Vizir Bahaduddinbhai Hasainbhai, um chefe nobre da Corte do Nababo Mahabat Khan II.

Vizir era um cargo político importante para os antigos reis da Pérsia. Nababo era um título de nobreza dos muçulmanos na Índia. Havia vários títulos de nobreza na Índia, que  foram cancelados após a independência do país, em meados do século 20. Os mais famosos eram Marajás, mas havia também os Nizams, de Hyderabad, local que hoje é um estado na Índia Central. Muitos governantes nobres de antigamente costumavam construir mausoléus, seguindo uma tradição muçulmana. Um detalhe interessante é que a versão neo-gótica do Taj Mahal tem escadas do lado de fora dos minaretes.

Para quem quer conhecer o Taj e outros locais famosos, saiba quais são os melhores meses para viajar para a Índia.

Seja o primeiro a comentar em "Você sabia que o Taj Mahal tem um irmão neo-gótico?"

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*